Untitled Document
FlexSlider 2
megamenu.js | Last responsive megamenu you'll ever need
jQuery Devrama Slider Demo
Prefeitura desmente informação contida em BO citando Matozinhos com óbitos sobre o Covid-19
Prefeitura desmente informação contida em BO citando Matozinhos com óbitos sobre o Covid-19
O porta-voz da Polícia Militar, major Flávio Santiago, informou que o caso, como de praxe, já foi encaminhado à Polícia Civil, mas adiantou que há “indício de informações inverídicas” na denúncia realizada pelo gerente.
Da Redação
Publicada 23/03/2020

Uma funerária de Belo Horizonte procurou as autoridades policiais na noite desse domingo (22) para registrar que recebeu 73 cadáveres em um período inferior a três dias. Desse total, 23 chegaram ao estabelecimento com diagnósticos de quadros compatíveis aos de coronavírus, tais quais insuficiência respiratória aguda, pneumonia crônica e pneumonia aspirativa.

Veja também: Caso funerária: Causa/morte de matozinhense citado em “BO denúncia” foi AVC e não COVID-19

Além do diagnóstico registrado das declarações de óbito, chamou a atenção do profissional a faixa etária dos mortos: entre 50 e 90 anos – apenas um possuía 49 anos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que o coronavírus tem mortalidade mais alta justamente contra pessoas acima de 60 anos.

O denunciante ainda afirmou aos militares que os corpos são oriundos de Belo Horizonte (entre os quais um do Hospital da Polícia Militar), Contagem, Betim e Matozinhos, todos na região metropolitana; além de Sete Lagoas (região Central de Minas).

Questionada, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) se limitou a afirmar que “não há, até o momento, nenhum caso confirmado de óbito por Covid-19, no Estado de Minas Gerais”.

Indício de informações inverídicas

Através de pronunciamento, o porta-voz da Polícia Militar, major Flávio Santiago, informou que o caso, como de praxe, já foi encaminhado à Polícia Civil, mas adiantou que há “indício de informações inverídicas” na denúncia realizada pelo gerente.

“É claro e evidentemente que a PM já tomou procedimentos, já encaminhou à polícia investigatória para que isso seja melhor definido. Mas já tem uma informação extremamente importante: o caso relatado de uma pessoa falecida oriunda do Hospital Militar não é verídica”, disse o major.

“É importante que nós levemos essa informação a todos para não criarmos pânicos desnecessários inclusive com situações que estão em apuração. Cabe aos policiais militares todo e qualquer relato enviarem aos seus comandantes”, complementou, antes de finalizar. “O mais importante é que essas informações estão sendo checadas, mas que já há um indício de informações inverídicas e precisamos de muita cautela no repasse dessas informações”.

Resposta da Prefeitura de Matozinhos

A Prefeitura de Matozinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que até o momento, não há confirmação de casos de Coronavírus na cidade, somente notificações aguardando resultado. NÃO há registro de óbito por Convid-19 em Matozinhos, como também no Estado de Minas Gerais. Qualquer informação a respeito será divulgada nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Matozinhos.

Informações: BHaz.

 

 Documento sem título
Documento sem título
Documento sem título
Buscas
jQuery Devrama Slider Demo