Untitled Document
megamenu.js | Last responsive megamenu you'll ever need
jQuery Devrama Slider Demo
FOTOS: Mostra Literária da Escola Municipal Maria Barbosa de Carvalho, em Capim Branco
FOTOS: Mostra Literária da Escola Municipal Maria Barbosa de Carvalho, em Capim Branco
Da Redação
Por Dentro de Tudo
Publicada 09/10/2019

Aconteceu no último sábado (05), a primeira Mostra Literária da Escola Municipal Maria Barbosa de Carvalho, localizada no bairro Araçás, em Capim Branco. O projeto foi elaborado pela professora do 1º período Silvana Lima e contou com o apoio da direção, supervisão e demais professoras. A mostra de trabalhos de Arte, Língua Portuguesa e Literatura é uma atividade de socialização de projetos de leitura e produção de textos, pinturas e arte dos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da escola. Veja as fotos abaixo.

“Representa um momento de síntese desencadeado pela leitura de gêneros diversificados de textos, pelo conhecimento de suas principais características e pelas produções que promovem então novas atividades de leitura”, disse Silvana.

Os alunos do 1º e 2º períodos da Educação Infantil foram convidados a conhecer Romero Britto, famoso pintor brasileiro, radicado em Miami. Os alunos do 1º ano optaram pelo cartunista, cronista, chargista, pintor, desenhista, jornalista e dramaturgo mineiro Ziraldo, onde destacaram as obras “Menino Maluquinho” e “A professora Maluquinha”. O 2º ano enfatizou Mauricio de Souza e a “Turma da Mônica”. O 3º ano brincou com “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, o 4º ano com Tacila do Amaral. Já o 5º ano passeou pelas obras de Vinícius de Moraes.

Conhecendo a estrutura das formas de comunicação que foram surgindo em contextos sociais variados os alunos construíram uma visão cada vez mais ampla do universo da leitura e, com isso, parâmetros de escolha. Apreciaram interpretação e avaliação de suas próprias produções.

O Ensino Fundamental I construiu livros gigantes de 2x3 metros referentes aos autores escolhidos. Os pais participaram doando livros para a Geloteca que foi fixada no coreto da praça Ulisses Marques Vieira.

As leituras compartilhadas são a marca deste evento, desde aquelas feitas em sala de aula, anteriores às produções, até a semana da Mostra Literária na Praça, que incluem a comunidade e os alunos para partilharem e apreciarem livros do acervo na Geloteca, as apresentações teatrais, enfatizando a importância social da leitura. “Preservamos assim, o ritual em torno do ato de ler, que consideramos de fundamental importância na formação de nossos alunos”, finalizou Silvana.

 Documento sem título
Fotos
Comentários