Untitled Document
megamenu.js | Last responsive megamenu you'll ever need
jQuery Devrama Slider Demo
Tudo sobre a eleição para membros do Conselho Tutelar
Tudo sobre a eleição para membros do Conselho Tutelar
Da Redação
Por Dentro de Tudo
Publicada 06/10/2019

Neste domingo, 06, de 08 às 17 horas, acontecem as eleições unificadas para escolher os conselheiros tutelares de Pedro Leopoldo e Matozinhos, para o quadriênio 2020-2023.

Pedro Leopoldo

O pleito terá o apoio do TRE - Tribunal Regional Eleitoral e em Pedro Leopoldo a votação será feita por urnas eletrônicas pela primeira vez, o que acontece apenas em 26 municípios.

Este ano, ao contrário de 2015 quando foram somente 2 locais de votação, serão quatro opções de lugar para votar: Escola Estadual São José e Escola Estadual Rui Barbosa para atender a região Centro-Sul e Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales e Escola Municipal José Pedro Filho para a região Norte.

Dezessete candidatos estão aptos a concorrer para as cinco vagas de conselheiro tutelar titular para o próximo pleito. São eles (conforme nomenclatura escolhida pelos próprios candidatos): André Carvalho (555), Angélica (520), Daniela de Zorinho (456), Elda Alvarenga – Tia Elda (777), Gabriela Bastos (444), Gabriela Lythg Viegas (111), Tininha Barreto (150), Joana de Boneco (114), Luana Ferreira da Silva (333), Luciana Malaquias (222), Lucimara Simões (177), Nancy do Cem (178), Professor -  Nilson Guedes (113), Renato/Renatinho (500), Rosângela Batista - Rosa (321), Rosimeyre Rose (123) e Samuel Marques (400). Todos os candidatos podem fazer campanha por diversos canais, incluindo redes sociais, situação que nunca houve impedimento, uma vez que a Lei sobre o tema, de 2015, não fala em vedação deste ato.

Matozinhos

Serão eleitos cinco membros e suplentes escolhidos pela comunidade local. O 2º Processo de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares de Matozinhos é regido pelo edital, aprovado pelo CMDCA/MTZ em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 8.069/90, na Lei Municipal nº 2.085/2010, na Resolução CMDCA/MTZ nº 59/2019 e nas demais disposições legais pertinentes.

A votação acontecerá na Escola Municipal Professor Álvaro Drummond.

Conheça os candidatos registrados e legalmente habilitados: clique aqui.

Quem pode votar?

Podem votar na eleição para membros do Conselho Tutelar qualquer pessoa com mais de 16 anos, com título de eleitor e domicílio eleitoral no município em que pretendem votar. O voto é facultativo e secreto.

Sobre os Conselhos Tutelares

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Ele foi criado junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pela Lei 8.069/1990. Os Conselhos Tutelares são formados por membros eleitos pela comunidade e cada cidade tem uma lei própria regulando o funcionamento da instituição.

Reportagem: Ronaldo Araújo. 

 Documento sem título
Comentários