Untitled Document
FlexSlider 2
megamenu.js | Last responsive megamenu you'll ever need
jQuery Devrama Slider Demo
Minas Gerais tem 471 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro; Matozinhos está fora
Minas Gerais tem 471 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro; Matozinhos está fora
Da Redação
Publicada 20/09/2019

O Ministério do Turismo (MTur) publicou, recentemente, o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Minas Gerais aparece na publicação com 471 municípios validados, distribuídos em 44 Instâncias de Governança Regionais. No Vetor Norte de BH, entre a capital mineira e Sete Lagoas, apenas Pedro Leopoldo,  Capim Branco, Lagoa Santa, São José da Lapa e Sete Lagoas estão no mapa atualizado.

Segundo informações do MTur, esta categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”, é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ela subsidia a priorização de investimentos por programas do ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Para classificar as cidades, são utilizadas cinco variáveis objetivas diretamente relacionadas à economia do turismo: Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem; Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem; Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos; Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais; e Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem. As fontes foram a Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2017/Ministério de Economia), a Pesquisa de Demanda Doméstica 2012 MTur/Fipe e a Pesquisa de Demanda Internacional 2017 – MTur/Fipe.

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, são adotados outros critérios obrigatórios para participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e existência de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. 

Matozinhos fora

Conforme apurado, Matozinhos foi filiado ao Circuito das Grutas até 2013, ou seja, era regionalizado até este ano. A atualização do Mapa aconteceu em 2017 e agora em 2019. A próxima atualização acontecerá somente em 2021.

Reportagem: Ronaldo Araújo.

 Documento sem título
Documento sem título
Documento sem título
Buscas
jQuery Devrama Slider Demo